125 anos da abolição da escravatura

0
Share

Há 125 foi assinada a Lei Áurea, que encerrou a escravidão negra no Brasil. Uma história com os mais diferentes desdobramentos e aspectos. Veja alguns deles:

info

 

Os Números da Escravidão no Brasil

Infográfico: Os números da escravidão. Quantos e quais escravos foram trazidos para o Brasil? Quantos chegaram vivos? Quando começou e quando terminou?

 

abo

 

O Abolicionismo lá e cá

No texto de Fabiana Pazzine, um breve histórico sobre o movimento abolicionista no Brasil e em Taubaté

 

esc

A libertação dos escravos em Taubaté

Histórias que a História Conta: a escravidão em áudio

 

escravo

ESCRAVIDÃO E VIOLÊNCIA: O CASO DO ESCRAVO FRANCISCO
Fabiana Pazzine, na coluna Cotidiano da História, revela o caso de um escravo e suas condições de trabalho e  sobrevivência. Revela, sobretudo, um entendimento da sua condição enquanto produto. 
Leia.

 

nacoes

TRÁFICO DE ESCRAVOS: OS AFRICANOS TRAZIDOS PARA TAUBATÉ
O sistema escravocrata era muito bem estruturado. O sucesso do sistema dependia de um bem pensado esquema de logística, que se responsabilizava pela separação dos escravos em nações, misturando-as, especialmente as nações rivais, para minimizar o risco de sublevação. Nos documentos de Taubaté é possível identificar de onde vieram cada um dos escravos e como era essa organização. Veja no texto de Amanda Oliveira Monteiro.
Leia
.

 

FAMÍLIA ESCRAVA EM TAUBATÉ
A formação de famílias escravas não representava a benevolência do escravista com o cativo. Era um instrumento de controle social, que minimizaria o potencial de revolta dos escravos. Entenda no texto de Fabiana Pazzine.
Leia.

 

EM BUSCA DA LIBERDADE: RESISTÊNCIA ESCRAVA EM TAUBATÉ
Amanda Oliveira Monteiro revela casos de resistência escrava em Taubaté, revelando a conscientização do escravo em relação à sua condição. São documentos do Arquivo Histórico Felix Guisar Filho que trazem à luz essa fase da história local.

 

MATÉRIA DE CAPA
Diário de Taubaté, 4 de março de 1898. 
Leia

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *