21 de maio de…

2
Share

18…     Nasce, em Pindamonhangaba, a professora D. Maria Amélia Motta Malhado, filha dos professores Raphael Ferreira da Motta e de D. Maria Francisca de Oliveira. Cursou a Escola Normal de São Paulo com grande apro-veitamento. Foi nomeada professora do Grupo Escolar “Dr. Alfredo Pujol” de Pinda, onde se salientou por seu saber e ilustração. Casou-se com Trajano de Almeida, jornalista, falecido a 16 de maio de 1906. Algum tempo depois contraiu 2as núpcias com o c.el José Pedro Malhado Rosa, prestigioso chefe republicano histórico de Taubaté, para onde se mudou removida para um dos grupos escolares daqui, onde passou a exercer o magistério, muito estimada. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 352/3).

 

 

1864   Mons. Miguel Martins recebe das mãos de D. Sebastião Pinto do Rego o subdiaconato. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele deve Taubaté o fato de ser sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo, Mons. Protonotário e Missionário Apostólico, autor de várias obras consagradas. (O Norte de 28/06/1918).

 

1868   Assume a vara de Delegado de Polícia de Taubaté o ten. José Rodolpho Monteiro. Para suplentes estão designados os Srs. Cap. João da Palma Pereira, Francisco Cândido Vieira, Cap. José Bonifácio Moreira, alferes Tristão José de Oliveira Mello, Luiz Alves Borges, e ten. Manoel Ferreira de Oliveira Patrício. (O Paulista).

 

1876   “A Imprensa de Taubaté” apela ao Sr. Antônio Egydio de Morais, administrador geral dos correios, para que faça com que as malas que aqui chegam apenas de três em três dias passem a chegar diariamente como acontece com o estafeta procedente do Rio de Janeiro, agora que já está em percurso o trecho da Estrada de Ferro entre São Paulo e Jacareí e considerando que entre essa cidade e Taubaté medeiam doze léguas que um trole faz em 6 horas. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   O vigário colado de Taubaté, P.e José Pereira da Silva Barros, tendo fundado a Irmandade de Misericórdia de Taubaté para manter o Hospital de Santa Isabel que se havia fechado por falta de recursos, tendo conseguido 72 irmãos contribuintes de 2$000 por mês, reabre esse estabelecimento então acanhado e que, por enquanto não poderá receber enfermos de outras paróquias. (A Imprensa de Taubaté).

 

1888   O Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, natural de Pindamonhangaba, radicado em Taubaté e deputado provincial por este distrito renuncia o cargo de vereador à Câmara Municipal local por motivo de mudança para a capital da província. Para sua vaga é indicado o nome do Sr. João Affonso Vieira que vai representar na edilidade o comércio local (onde já estão representados a lavoura, a medicina, o direito e a engenharia). (Atas – Dr. Félix – vol. VII – pág. 165 e O Liberal Taubateense).

 

1891   Morre, em Taubaté, o soldado Paulino José Alves do destacamento policial local. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. José Félix Paulino Bernasconi assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, 3.º suplente que é. (Jornal do Povo).

 

1895   O Circo Atlântico do Sr. Serafim Fernandes realiza espetáculo cuja renda reverte em benefício das obras de reconstrução da Capela da Santa Cruz do Barranco, em Taubaté. (O Popular).

 

1905   O Guardião do Convento de Santa Clara, Frei Ricardo Maria, celebra missa em Quiririm; à tarde realiza-se procissão e depois leilão de prendas. São as tradicionais festas de Nossa Senhora Aparecida do Quiririm que se realizam todos os anos. Ainda desta vez foi celebrada na igreja velha visto não estar ainda concluída a espaçosa igreja nova, em construção. (A Verdade).

 

1914   Começam as Festas do Divino Espírito Santo em Taubaté, de que é festeiro o comerciante e vereador Sr. Antônio Valente da Silva, com o benzimento na Catedral às 17 horas da nova bandeira pelo vigário P.e Florêncio após o que dará entrada solene a antiga bandeira que será recebida no Largo da Estação. (O Norte).

 

1914   Morre, em São Paulo, o ilustre taubateano Dr. José Ricardo Moreira de Barros, vice-diretor da Repartição de Águas e Esgotos. Nasceu em Taubaté em 1852, sendo filho dos barões Pereira de Barros. Formou-se em Engenharia em 1872 pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Era casado com D. Maria José de Barros Abreu, também descendente de ilustre família. Desempenhou em Taubaté diversos cargos de nomeação e eleição. A 4 de março de 1878 assumiu o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, tendo prestado compromisso juntamente com o Comendador Antônio José Moreira de Castilho perante o presidente da Câmara. Foi vereador à Câmara Municipal de Taubaté de 1881 a 1885 e de 1889 a 1891. Da 1.ª vez teve como companheiros de vereança o c.el José Francisco Monteiro, Barão e depois Visconde de Tremembé; Dr. Rodrigo Lobato, Dr. Barbosa de Oliveira, Cap. Manoel Gomes Vieira (Barão da Pedra Negra), c.el José Ferreira de Moura, Dr. Paula de Toledo; da 2.ª vez teve como colegas de vereança: Manoel Gomes Vieira, Dr. Joaquim Lopes Chaves, Dr. Francisco de Paula Toledo, Comendador David Lopes, c.el Antônio Marcondes de Moura e Dr. José Pereira Corsino. A instalação da iluminação a gás na cidade, bem como do abastecimento de água se deram em período em que fazia parte da Câmara Municipal. Foi deputado provincial. Engenheiro de grande competência, foi chamado pelo Governo do Estado a prestar serviços à Repartição de Águas e Esgotos onde trabalhou durante 20 anos. O Dr. Gastão Câmara Leal decretou luto municipal por 3 dias e oficiou à baronesa Pereira de Barros, mãe do extinto. (O Norte).

 

1918   Passa por Taubaté onde é entusiasticamente homenageado por autoridades e populares o Dr. Wenceslau Braz, Presidente da República. (O Norte).

 

1949   Em sessão presidida pelo Sr. Antenor Moreira Cursino, na sede da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, toma posse a 1.ª diretoria da recém-fundada Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté: vice-presidente: Dr. Evandro Campos. (Não há menção dos demais). (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *