18 de maio de…

0
Share

1668   Carta patente de nomeação de João Correa de Faria para Capitão-mor da Capitania de São Vicente é registrada na Bahia.

 

1782   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté passa edital para Festa do Corpo de Deus, determinando inclusive que os moradores caiassem suas casas de morada e limpassem as ruas. (Atas I, 67).

 

1861   D. Sebastião Pinto do Rego é sagrado bispo de São Paulo. (8.º Folhas, encadernação).

 

1867   Morre, em Taubaté, D. Maria de Paula Ferreira de Abreu e Costa, esposa de Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, advogado provisionado que aqui exerceu o cargo de Juiz Municipal. São progenitores do Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa, advogado, e de D. Alexandrina. (O Paulista).

 

1886   Morre, em Taubaté, Antônio Afonso Vieira, natural de Portugal, pai do c.el João Afonso Vieira que aqui foi coletor estadual, vereador no Império, presidente da Câmara na República, 1.º juiz de paz, um dos diretores do Banco Popular de Taubaté e presidente do Diretório do Partido Republicano local. (Diário de Taubaté de 28/01/1898).

 

1895   O Coletor das Rendas Estaduais de Taubaté, José Pedro Malhado Rosa, abre concorrência pública até o dia 6 de junho (quando serão julgadas as propostas) para arrematação do lote n. 17 do Núcleo Colonial de Quiririm. Escrivão da Coletoria: Francisco José Lopes. (O Popular).

 

1895   O Secretário de Estado do Interior oficia à Câmara Municipal de Taubaté, pedindo que se evite, no interesse do ensino, a convocação de professores para servir na qualificação e alistamento eleitoral bem como o funcionamento das comissões de revisão do alistamento em edifícios de escolas. (O Popular).

 

1898   Chega, a Taubaté, o Sr. Eduardo Leite, ator da Companhia Dramática Ismênia dos Santos, para angariar assinaturas para as récitas que pretende dar no nosso Teatro São João. (Diário de Taubaté).

 

1905   Morre, em Diamantina, Mons. D. João Antônio Santos, bispo daquela diocese, dos mais antigos bispos do Brasil, pertencente a tradicional família taubateana, pois era neto do ilustre taubateano José Amador dos Santos que em tempos idos foi guarda-mor das minas do Serro. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Com procissões matinais saindo da Catedral com destino ao Rosário, Pilar e Convento (1.º, 2.º e 3.º dias) iniciam-se em Taubaté as Ladainhas, piedoso exercício conhecido por Rogações. (O Norte).

 

1927   A exemplo do que fez o Odeon dia 14 o Cine Politeama destina sua renda ao “Barril Mealheiro Pró Jaú” da UMC que chegou vitoriosamente a Natal e cujo fato é comemorado festivamente em Taubaté com passeata, banda de música e foguetes. A Colônia Portuguesa abre lista de subscrição em poder do vice-consul Joaquim Ferreira de Mattos. (O Norte).

 

1941   Divulga-se a fundação em Taubaté, com sede no Edifício da Sociedade Taubateana de Ensino, do Conservatório Musical de Taubaté, cujas aulas serão iniciadas a 1 de julho. Professores: Artur Vieira, Escolástica Vieira, Waldemar de Souza Lima, Nicota Vieira, João C. Luchesi, Maria Conceição Pereira de Mattos, Ovídio Tristão de Lima, Zilda Valente Costa e Geraldo Tristão de Lima. (O Momento).

 

1954    Morre, no Rio de Janeiro, Fernando Antônio Raja Cabaglia, historiador e geógrafo. (Folhas, enc.).

 

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *