13 de maio de…

0
Share

 

1699   Nasce, em Lisboa, o estadista Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, ministro do rei D. José I. (Folhas).

 

1767   Nasce, em Lisboa, o Príncipe D. João, depois Regente de Portugal e rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com o nome de D. João VI. (Rio Branco, Ef. p. 238).

 

1780   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté reúne-se a fim de decidir sobre publicação de Edital para se alugarem as casas para a festa do Corpo de Deus. (Atas I, p. 24).

 

18….    Nasce o popular Condinho, Sr. Antônio M. de Salles, carteiro aposentado. (O Norte de 13/05/1914).

 

1808   O príncipe D. João cria no Rio de Janeiro a Impressão Régia que, depois da Indepen-dência, passou à Tipografia Nacional e, finalmente, Imprensa Nacional. (Rio Branco, Ef. p. 238).

 

1822   D. Pedro, Príncipe Regente do Reino do Brasil, aceita o título de Defensor Perpétuo do Brasil, que lhe foi oferecido pela Municipalidade do Rio de Janeiro. (Rio Branco, Ef. p. 239).

 

1868   Carta Imperial concede ao ilustre taubateano Dr. Antônio Moreira de Barros, exoneração que pediu de Presidente da Província das Alagoas, sendo nomeado para substituí-lo o Dr. Graciliano Aristides do Prado Pimentel. Por serviços prestados à guerra do Paraguai o Dr. Antônio Moreira de Barros é agraciado com a comenda de Oficial da Rosa. (O Paulista).

 

1881   Em consistório, o Papa Leão XIII aprova a nomeação de D. José Pereira da Silva Barros para Bispo de Olinda para que fora nomeado por decreto Imperial de 08/01/1881. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1889   Passa por Taubaté pelo “Expresso (trem)” da manhã o Sr. Quintino Bocaiúva. (Jornal do Povo).

 

1891   O Jornal que se publica em Taubaté sob o título “A Pátria Paulista” de propriedade do Sr. Ignácio Marcondes do AmaralJúnior transfere suas oficinas para a Rua Duque de Caxias, 63 motivo por que não circula hoje o n.º 57. (Jornal do Povo).

 

1891   A Companhia do Ator Izidoro de Castro leva à cena, no Teatro São João, o drama “Dalila”, do escritor francês Octávio Feuillet, reabilitando-se do fracasso havido com a representação anterior de “Filha do Mar”. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre, em Taubaté, D. Anna Alves de Carvalho, esposa do Sr. Targino Rangel de Carvalho (Missa de 7º dia a 20). (O Popular).

 

1898   O Hipódromo Taubateense faz realizar no Prado do Areão a sua 12.ª corrida de 7 páreos. As construções ficaram em 45 contos e suas arquibancadas são pintadas de verde e amarelo. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Grupo Dramático Familiar “Joaquim Augusto” leva à cena no Teatro São João desta cidade o drama “Leonardo, o Pescador”; no Largo da Matriz a Philarmônica Taubateense realiza sua 21.ª retreta. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Sociedade Musical Malhado Rosa realizam-se as solenidades de inauguração do recém-criado Grupo Dramático “Ernesto Sampaio”. Fazem-se ouvir os Srs. Quinto de Macedo de “A Verdade” e Ernesto Penteado de “O Alvião”. O patrono do grupo fala sobre o 13 de maio. Seguem-se representações das comédias “Um plano infalível”, “O tio manduca” e “Uma criada impagável” e depois baile. A parte teatral esteve a cargo dos Srs. Afonso Vieira, Mário Pereira, Euzébio de Toledo, José  Silvino e D. Lucília de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Nos salões da Sociedade Musical Malhado Rosa realizam-se as solenidades de instalação do Grupo Dramático “Ernesto Sampaio” de que é secretário o Sr. Euzébio de Toledo. (Verdade).

 

1906   A Sociedade Musical “Malhado Rosa” inaugura o seu gabinete de leitura e desde ontem tiveram início os ensaios de dança. (O Norte).

 

1914   Realizam-se, em Redenção, as solenidades de inauguração do prédio das Escolas Reunidas para as quais o Prefeito Municipal convida a Câmara Municipal de Taubaté. É inaugurada também a iluminação a gás da Matriz. (O Norte).

 

1914   Para promoverem as festividades em homena-gem à Santa Cruz no Areão em 1915 são nomeados: Sr. Aristides d’Oliveira Patrício e D. Emília Santos Areão; Capitão do Mastro, Luiz Ignácio Leal e alferes da bandeira o Sr. José Alves Monteiro. (O Norte).

 

1914   O violinista taubateano Sr. Segesfredo (Fêgo) de Camargo anuncia suas aulas de violino do meio-dia à 1 hora, no Odeon Cinema Theatro da Praça do Convênio, atendendo também a chamados. (O Norte).

 

1914   No bairro do Barranco realizam-se as cerimônias de levantamento do Santo Cruzeiro presididas pelo capuchinho taubateano Frei Camilo, missionário e patriota, que discorre sobre o 13 de maio perante uma multidão calculada em 1000 pessoas. (O Norte).

 

1945   Com 87 anos morre, em Taubaté, em seu tradicional chalé da Rua Dr. Emílio Winther, a veneranda Sr.a D. Clotilde Winther Dias, tia do Prof. Clóvis Gomes Winther, lente de desenho no Ginásio do Estado. (Nossa Terra).

 

1952   A Câmara Municipal de Taubaté, a requeri-mento dos vereadores José Olegário de Barros, José Estácio de Moura Guimarães, Newton Câmara Leal Barros, Omar de Abreu Rangel, Roberto da Mata Ribeiro, Ulysses Pereira Bueno, Daniel Danelli, Moacyr de Alvarenga Peixoto, Benedito Cursino dos Santos, Octacílio Carvalho de Paula, Luarlindo Carelli Barreto, José Luiz de Almeida Soares, Waldomiro Berbari e Euclides Monteiro da Silva lança em ata um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Francisco José Lopes Filho (Nhonhô Tristão), velho e estimado taubateano de antiga família local. (Da cópia que acompanhou o ofício n. 785 de 21 de maio de 1952 em poder do Sr. João Lopes, assinado pelo Presidente da Câmara, Dr. José Geraldo de Oliveira Costa).

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *