8 de maio de…

0
Share

1758   Alvará de Dom José I torna extensivas a todo o Brasil as leis de 1755 acerca da liberdade dos indígenas, expedidas para o Estado do Maranhão. (Rio Branco, Ef. p. 232).

1782   Morre o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo. Morreu em Lisboa. (Folhas, Rio Branco, Ef. p. 232).

1867   Inicia-se a retirada da Laguna, dirigida pelo Coronel Camisão. (Rio Branco, Ef. p. 233).

1875   Realiza-se baile em homenagem ao tenente do exército José Victoriano de Oliveira Moura, taubateano, recém-chegado da campanha do Paraguai. (O Paulista).

1876   Com 27 anos apenas, morre o estimado comerciante Sr. Joaquim Antônio Tinoco, filho de José Gomes Tinoco. (A Imprensa de Taubaté).

1877   A freguesia de Redenção da Serra é elevada à categoria de vila. (Folhas).

1877   Lei provincial n.º 33 cria o município de Redenção da Serra.

1888   A Mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia de Taubaté de que é secretário o Sr. José Ignácio de Souza Almeida, mantenedora do Hospital de Santa Isabel, no Largo do Convento (hoje Praça Monsenhor Silva Barros), decide, por escassez de recursos, reduzir a 12 o número de doentes que podem ser admitidos. Nota: neste ano já tomou medida semelhante, anteriormente, reduzindo então o número para 20 e tomando outras providências. (O Liberal Taubateense).

1895   O Club Carlos Gomes de Taubaté deixa de realizar o seu primeiro concerto por ter partido para a Europa, inesperadamente, o tenor Camuffo que cantaria o 4.º ato da ópera “Favorita”, pois faleceu, na Itália, seu pai. Dona Rosinha Coimbra, primadona do Club, está também de luto com o falecimento de seu cunhado, em Taubaté. Prepara-se novo programa, embora mais modesto, para breve execução. (O Popular).

1895   O maestro Arthur Vieira um dos diretores do  Club Carlos Gomes espera que se cante a ópera “Favorita”. O tenor italiano Camuffo vai ser substituído por Eduardo (ou Emílio) Facomandi que é tenor possuidor de esplêndida voz e aluno no mesmo clube do prof. maestro Antônio Penzo. (O Popular).

1895   O Sr. Virgilio Ramos Ortiz é nomeado tesoureiro da agência do correio local. (O Popular).

1895   Existem em Taubaté 20 lojas de fazendas, 6 restaurantes, 15 casas importadoras de primeira ordem no gênero de secos e molhados, 4 hotéis e uma casa de pensão; 5 quiosques, 6 bandas de músicas, 10 botequins, um depósito de máquinas de costura, 12 advogados, uma refinação de açúcar a vapor muito aperfeiçoada, uma confeitaria, um convento onde habitam 5 frades, 2 casas especializadas em fumos e 3 casas vendedoras de móveis. (O Popular).

1895   É celebrada pelo Rev.do P.e Antônio Gomes Vieira, na Matriz, missa de 7º dia do falecimento de D. Maria Moreira de Jesus encomendada por Cândida Augusta Moreira, Maria da Glória Moreira de Jesus, João Marcondes de Quadros, Dr. Antônio Militão de Souza Aymberê, D. Arlinda Aymberê, Paulino Marcondes de Quadros, José Augusto Moreira, Maria Eugênia Marcondes, filhos, netos e sobrinhos da finada. (O Popular).

1895   Falece, em Tremembé, o Sr. Cornélio Marcondes de Azeredo. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 49, no fim do volume).

1895   O presidente da Câmara Municipal de Taubaté, ten.-c.el João Affonso Vieira, promulga Decreto n. 12 que substitui o artigo 15 do atual Código de Posturas Municipais e o artigo 2.º da Resolução n.º 8 de 16 de março de 1890, determinando que o Inspetor de Estradas nos meses de abril e maio ou de junho e julho convoque os moradores do bairro ou de sua circunscrição para comparecerem no lugar dia e hora que lhes for fixado para darem início às obras da estrada. Os que não comparecerem ficarão sujeitos ou à multa de 10$000 ou à prisão por três dias além de pagamento de 3$000 por dia ou parte do dia que deixarem de trabalhar, se não mandarem substitutos. (O Popular).

1895   A Câmara Municipal de Taubaté por seu presidente  c.el João Affonso Vieira promulga o decreto n.º 13, regulando a eleição de vereadores e suplentes (vide menção anterior ao projeto). (O Popular de 11). A inovação proposta pelos vereadores c.el José Benedito Marcondes de Mattos e major José Ramos Ortiz consiste na eleição concomitante de suplentes impedindo-se ou evitando-se assim que com a morte ou a renúncia de membro pertencente à minoria venha a mesma deixar de ser representada na Câmara, com o preenchimento da vaga pelo vereador a seguir mais votado, que poderia pertencer à maioria. O decreto é aprovado contra o parecer do vereador Manoel José Borges e pedido de adiamento da votação do vereador c.el José Gomes Nogueira. (O Popular).

1897   O Colégio Nogueira da Gama de Jacareí dirigido por Lamartine Delamare que havia se instalado na chácara do Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, na Estiva, por motivo da epidemia de varíola que grassava naquela cidade, uma vez extinta, volta para lá. Em trem especial, do meio-dia, todo embandeirado embarcam o diretor, corpo docente e alunos que levantam vivas ao povo taubateano. Entusiasticamente recebidos em Jacareí com banda de música. (Diário de Taubaté).

1897   Na vizinha cidade de Caçapava realizam-se as solenidades de inauguração do encanamento de abastecimento de água potável para a população. (Diário de Taubaté).

1898   Realizam-se as festas de Santa Cruz do Quilombo cuja renda se destinará à construção da capela. São festeiros o Sr. João Eleutério dos Santos e D. Mariana Alves da Conceição. (Diário de Taubaté).

1901   Elege-se a seguinte comissão para as festas de Santa Cruz  do Barranco em 1902: Festeiro: Augusto Patrício Filho; Festeira: D. Elisa, esposa do Sr. Joaquim de Paula Lino; Capitão do Mastro: José Vicente de Barros e Alferes da Bandeira, Sr. Felício Pinto Lima. (Jornal de Taubaté).

1901   O Sr. Francisco Duarte Leitão comemora a passagem  do seu 71.º aniversário com chá e baile até madrugada com a banda João do Carmo. (Jornal de Taubaté).

1905   O Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, ilustre taubateano, é removido da promotoria pública de Areias para a de Caçapava. (O Jornal de Taubaté).

1905   O Dr. Fernando de Mattos reassume o cargo de delegado de polícia de Taubaté de que é 1.º suplente o ten. Arthur Vieira. (A Verdade).

1905   O Dr. Fernando de Mattos em substituição ao Sr. Adelino José de Araújo assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté e o ten. Arthur Vieira o de sub-delegado de que é 1.º suplente. (Jornal de Taubaté).

1914   Noticia-se, em Taubaté, a prorrogação do prazo até 31 de dezembro pelo Ministro da Fazenda, Dr. Rivadávia Correa, para o recolhimento de moedas de cobre da última cunhagem. (O Norte).

1914   Noticia-se, em Taubaté, a breve partida do Sr. Cesídio Ambrogi (colaborador de “O Norte”) para a Europa a fim de concluir seus estudos de engenharia. (O Norte).

1914   Encontra-se novamente em Taubaté o Alferes Elias José de Almeida que tomou parte saliente nos combates de Canudos. Vem em busca de melhoras para sua saúde abalada. (O Norte).

1914   Lei municipal n.º 157, decorrente de projeto de lei do Dr. Gastão Câmara Leal, vereador e Prefeito Municipal, obriga os proprietários de terrenos no perímetro urbano da cidade a conservá-los limpos bem como a extirparem a erva de passarinho dos arvoredos, sob pena de multa de 10$000 e 30$000 na reincidência, para execução do que poderá ser intimado com prazo de oito dias pelo fiscal. (O Norte de 10).

1927   O Dr. Renato Granadeiro Guimarães, advogado de nosso foro, por motivo de sua recente nomeação para secretário particular do Presidente de Estado de São Paulo Dr. Dino Bueno, é homenageado com um almoço no Hotel Lino em que, após vários oradores, o Dr. Miguel Teixeira Pinto, delegado de polícia local, levantou o brinde de honra ao Presidente do Estado. (O Norte).

1945   Realizam-se, em Taubaté, as solenidades de inauguração das ampliações na tradicional Farmácia Castro, do farmacêutico Jaime de Castro, que são benzidas pelo Rev.do P.e Cícero de Alvarenga. (Nossa Terra).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *