5 de maio de…

0
Share

1563   Nobreza e Anchieta chegam à aldeia de Iperoig em missão de paz junto aos tamoios confederados contra os portugueses. (Rio Branco, Ef. p. 229).

18. . .   Nasce o Sr. Joviano Nogueira Barbosa, pioneiro do serviço telefônico em Taubaté, e antigo tabelião do cartório de registro de hipotecas e imóveis, etc. (Jornal de Taubaté de 05/05/1905).

1824   Morre, em São Paulo, D. Mateus de Abreu Pereira, seu 4.º bispo. (Folhas encadernação).

1880   Morre, na Lagoa Santa – MG, o sábio dinamarquês  Peter  Wilhelm Lund que vivia no Brasil desde 1827, fazendo pesquisas de paleontologia. (Rio Branco, Ef. pp. 230 e 283).

1889   Em casa do Sr. Francisco R. de Moura Escobar realiza-se uma 3.ª reunião de acionistas da Companhia de Bondes do Tremembé a que comparecem apenas os diretores Srs. Dr. José Gabriel Marcondes Rodovalho, Francisco R. de Moura Escobar e os sócios Antônio Gomes de Souza Pena e Barnabé Ferreira de Abreu e Costa com o intuito, uma vez mais, de tratar da liqüidação da companhia, mas ainda nada se decide devido ao reduzido número de interessados. (Jornal do Povo).

1891   Realiza-se a festa de Santa Cruz da Monção com a participação da Corporação Musical Philarmônica Taubateense, levantamento de mastro, reza e animado leilão. As festas começaram às 5 horas da tarde e terminaram às 10 horas da noite. (Jornal do Povo).

1895   Estão muito adiantadas as obras de construção do edifício do Externato São José. (O Popular).

1895   Na E. F. Central do Brasil circulam 180 trens diários: 14 Expressos (trens) do interior, 76 Subúrbios da Capital Federal; 22 Subúrbios de São Paulo; 60 Mistos e 8 Cargueiros, além de 20 a 30 facultativos e especiais de carga. (O Popular).

1895   Durante o mês de abril houve em Taubaté 94 nascimentos, 7 casamentos e 69 óbitos. (O Popular).

1895   Há em Taubaté 30 sobrados, 7 templos católicos, 30 máquinas a vapor de beneficiar café, sendo 5 na cidade e as demais nos bairros; 4 farmácias, 7 médicos, 3 clubes, 4 fábricas a vapor, 2 companhias de bondes (uma urbana puxada a burro e outra intermunicipal a vapor), 5 colégios particulares com freqüência de 700 alunos e 12 padarias. (O Popular).

1895   Prosseguem as obras de reconstrução de templo do Bom Jesus do Tremembé. (O Popular).

1895   O Rev.do Vigário da Paróquia de Taubaté apresenta à consideração do Apostolado da Irmandade dos Passos as contas referentes às despesas feitas com as solenidades da Semana Santa para as quais foram arrecadados: 5:200$000 da contribuição de 104 pessoas e gastos rs. 5:711$600. No ano passado já ocorreu déficit de 468$000 que tem sido coberto pelo vigário que nomeará para o ano vindouro comissão de pessoas gradas pois não pode mais arcar com o déficit sob condição de não se realizarem as solenidades. Só com a banda de música foram gastos 1:300$000. As esmolas rendem 318$480. (O Popular).

1895   O Sr. Antônio Lopes da Silva, comissário de café em alta escala à rua Visconde do Rio Branco, tendo recebido a notícia do falecimento de sua progenitora em Portugal, faz distribuir 100$000 entre os pobres através do “Jornal do Povo” e doa 50$000 ao Hospital de Santa Isabel. (O Popular).

1895   Realizam-se nos subúrbios de Taubaté as solenidades das Festas de Santa Cruz da Esperança com leilão e fogos de artifício. (O Popular).

1896   No Circo Universal, a trupe acrobática do Sr. Albano Pereira realiza espetáculo em benefício da Irmandade de São Vicente de Paulo a que comparecem como representantes da Insti-tuição os Srs. Dr. Cursino de Moura, Prof. Antônio José Garcia, Antônio Fogaça e Joaquim Penna. (A Zagaia).

1897   Passa por Taubaté, no “Rápido” (trem), com destino a Vitória, no Espírito Santo, sede de seu bispado, D. João Baptista Correa Nery com seu secretário Mons. Marty e clérigos. Foi recebido na estação da Estrada de Ferro Central, onde a comitiva almoçou com D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis. D. João Nery recebe do P.e Antônio Vieira, diretor do Colégio Coração de Jesus de Taubaté, um seu retrato a óleo pintado por Luiz Teixeira. (Diário de Taubaté).

1898   O Dr. Cherubim Cintra pede à Câmara Municipal de Taubaté autorização para ajardinar à sua custa parte do Largo Dr. Barbosa, em que a Central do Brasil pretende construir prédios para os seus empregados. (Diário de Taubaté).

1900   O ilustre sacerdote taubateano Mons. Miguel Martins da Silva nascido em Taubaté a 09/9/1839, filho do Sr. Luiz Martins da Silva e de D. Marianna Moreira da Glória, é galardoado pelo Papa Leão XIII com as altas honras de Monsenhor Protonotário Apostólico de que prestou compromisso na Igreja de São Pedro, em Roma, a 12 do mesmo mês e ano na presença do colégio dos Protonotários. Foi notável professor de latim no Seminário, figurando dentre seus alunos o ilustre taubateano Cônego Amador Bueno de Barros, monsenhor e arcediago do Cabido Metropolitano da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Sacerdote, estudioso, cada vez mais se salienta entre o clero com seu grande talento de orador de nomeada que arrebata o auditório. É missionário apostólico que quer dizer legítimo representante do Papa. (O Norte de de 19/06/1914).

1900   Monsenhor Miguel Martins é galardoado pelo Papa Leão XIII com as honras de Monsenhor Protonotário Apostólico. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele deve Taubaté o fato de ser sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era Cônego honorário da Sé de São Paulo e Missionário Apostólico, autor de várias obras consagradas. (O Norte de 28/06/1918).

1900   Sua Santidade o Papa Leão XIII distingue o ilustre sacerdote taubateano Monsenhor Miguel Martins da Silva com o título de Protonotário Apostólico de que presta compromisso pessoalmente perante o Colégio dos Protonotários na Igreja de São Pedro em Roma a 12 do mesmo mês. Nasceu, em Taubaté, a 09/09/1839. (O Lábaro de 17/09/1939).

1901   Em Paraibuna o sacerdote taubateano Vigário  Rev.do Côn. Almeida procede à bênção solene da pedra fundamental para a construção do Hospital de Caridade sob invocação do Divino Espírito Santo por iniciativa do major Eduardo José de Camargo, diretor do Grupo Escolar “Dr. Cerqueira César”, cujo material necessário à construção já está todo reunido. (Jornal de Taubaté).

1901   À noite das 6:30 às 7:20 h. avista-se cometa de muito brilho e extensa cauda por vários dias, no poente. (Jornal de Taubaté),

1901   Da ata do benzimento da pedra fundamental do Hospital de Misericórdia de Paraibuna constam: Pontífice Leão XIII; Bispo de São Paulo, D. Antônio Cândido de Alvarenga; Presidente do Estado, Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves; vigário da vara da paróquia, Côn. Antônio Moreira de Souza Almeida; Presidente da Câmara Municipal, c.el João Pereira de Souza Camargo. É meio-dia após a missa conventual. O terreno foi doado pelo Sr. Henrique Luiz Epyghaus, junto à capela do Rosário, da qual sai a pedra fundamental em rica padiola que é colocada em frente ao edifício a ser construído, na porta principal. Comissão construtora: Presidente: o vigário; Vice: José Porfírio da Silva; 1.º Sec.: Antônio Carlos de Miranda; Tes.: José Pereira de Faria; Procurador: Eduardo José de Camargo; 2.º sec.: Juvenal de Paula Madureira; Intendente Municipal: Thomaz Pimenta. (Jornal de Taubaté).

1905   Os amadores componentes do novo Grupo Dramático da Sociedade Malhado Rosa resolvem adotar o nome de Grupo Dramático “Ernesto Sampaio” em sua homenagem e de que é secretário o Sr. Benedito Euzébio de Toledo. (Verdade)

1905   O Dr. José Rebouças de Carvalho presidente da Câmara Municipal de Taubaté estuda a possibilidade de se captar as águas do riacho do Cristóvão a fim de servirem para lavagem dos coletores de esgotos da cidade. (A Verdade).

1906   Parte para Roma em visita “,ad limina” D. José de Camargo Barros, bispo de São Paulo. O Governo de nossa diocese fica a cargo do Arcediago Francisco de Paula Rodrigues, presidente do cabido, do Cônego Ezequias Galvão de Fontouro, arcipreste e de Mons. Manuel Vicente da Silva, chantre do cabido. De volta, a 4 de agosto de 1906, dá-se o naufrágio do navio “Sírio” em que vinha e perece D. José e a quem vai suceder o insigne prelado taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva. (O Norte).

1912   Morre, em Guaratinguetá, o c.el Domingos Rodrigues Alves com 94 anos, natural de Portugal, casado com D. Isabel Perpétua Marins Alves, pai do Dr. Francisco de Paulo da Sé de São Paulo, Rodrigues Alves, presidente do Estado e avô do Dr. José Rodrigues Alves, promotor em Taubaté. (A Federação).

1914   D. Maria do Rosário Moreira assume a cadeira da escola do Cavarucangüera em substituição a D. Mariana Ferreira que se licenciou por 30 dias. (O Norte).

1915              Circula, em Taubaté, o jornalzinho educativo “A Infância” dedicado a alunos de ambos os sexos de nossos grupos escolares. (Gazeta de Taubaté).

1916   De regresso a Guaratinguetá, sua terra natal, passa por Taubaté o Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, ex-presidente do Estado. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – p. 47).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *