2 de maio de…

0
Share

1500   Pedro Álvares Cabral deixa as costas do Brasil em demanda da Índia e despacha para Lisboa um navio comandado por André Gonçalves com a notícia do descobrimento. (Rio Branco, Ef. p. 224).

 

1798   O Correio-geral começa a funcionar na cidade do Rio de Janeiro, em virtude do alvará de 17 de março de 1797. (Rio Branco, Ef. p. 224).

 

1826   D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil), por decreto, abdica na sua filha D. Maria da Glória a coroa de Portugal. (Rio Branco, Ef. p. 225).

 

1868   Manoel B. do Amor Divino, barbeiro à Rua do Sacramento, avisa que tem para vender superiores bichas hamburguesas (busca-pés) chegadas ultimamente, atendendo com prontidão qualquer chamado. (O Paulista de 07/06/1868).

 

1895   Noticia-se o falecimento, em Taubaté, do Sr. Justino Baracho com 65 anos de idade. (O Popular).

 

1895   O professor Gaspar Falco leciona Desenho e Pintura no Colégio Sagrado Coração de Jesus das 15:00 às 18:30 horas. As inscrições para o curso são feitas com o Diretor P.e Antônio Firmino de Araújo. Dá lições a domicílio às senhoras interessadas que deverão se dirigir ao professor à Rua Duque de Caxias, 25. (O Popular).

 

1896   A Companhia Adelina Castro leva à cena o drama “Estátua de Carne”. A sociedade proprietária do teatro cobra 100$000 por noite das companhias que aqui se apresentam. (A Zagaia).

 

1897   A Sociedade Esportiva “Hipódromo Tauba-teense” fundada a 1.º de janeiro abre concorrência pública para construção da arquibancada de seu prado no caminho de Tremembé, bairro do Areão. (Diário de Taubaté).

 

1897   O Grêmio Literário Santa Teresa, do Instituto Santa Teresa desta cidade, sob a direção do Prof. Dr. Moura Magalhães, realiza sua primeira sessão ordinária para apreciação das teses sobre os temas “O Acento Tônico” e “Pontuação” pelos alunos seus sócios com a presença do Cap. João China, Inspetor Literário. (Diário de Taubaté).

 

1900   Parte de Taubaté, com destino à Europa, em descanso, o Dr. José Francisco Monteiro que aqui clinica e era Presidente da Companhia Norte de São Paulo (que explora o abastecimento de água) bem como médico do Centro dos Operários Livres. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Jorge Belmiro de São Ferraz oferece ao Museu Nacional uma coleção de peixes e plantas fósseis das minas de xisto de Tremembé. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Adolpho Lindenberg, Inspetor Sanitário da Capital, que percorre o Estado a serviço de sua repartição, faz distribuir em Taubaté folhetos instrutivos de prevenção da febre amarela, bubônica, por picaduras de mosquitos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   As oficinas do Jornal de Taubaté de que é redator chefe o Sr. Victorino Coelho de Carvalho e diretor-gerente o Sr. José Benedito Euzébio Marcondes do Amaral, mudam-se da Rua Visconde do Rio Branco, 58B para a Rua XV de Novembro, 44. Está no seu ano VII, n.º 1288. O Sr. José Pena, proprietário da livraria Pena encarrega-se de receber anúncios para publicação.

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté consulta o Governo do Estado sobre se as despesas com o recenseamento agrícola, que ultimamente fez correm, por sua conta. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté eleva a fiança de seu procurador a 20 contos que pode ser feita em títulos garantidos pelos governos estadual, municipal e federal, hipoteca de bens ou responsabilidade pessoal (fiança) de pessoa idônea a juízo da Câmara. Está em exercício o Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho em lugar do major Caetano José do Amaral, falecido. O Sr. c.el José Francisco de Moura é então nomeado procurador da Câmara. O Sr. Ignácio estava interinamente. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté conside-rando que as escolas municipais dos bairros dos Remédios, Barranco, Caixa D´Água, Ribeirão das Almas e Borba estão funcionando sem a média legal de alunos, resolve tornar mistas as do Barranco, Remédios e Caixa D´Água, que continuam sob a regência dos atuais professores com os mesmos vencimentos; suprimir as dos bairros do Ribeirão das Almas e Borba e criar duas: uma no bairro do Itapecerica e outra no bairro das Caveiras (Independência). Para o bairro do Itapecerica é nomeado o Prof. Luciano Fernandes Pons e das Caveiras o Sr. Antônio Carlos Nogueira. O Sr. Francisco Marcondes Torres Sobrinho aprovado no concurso é nomeado para a cadeira do bairro do Rio das Almas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Procissão que parte da Igreja Matriz conduz a Santa Cruz para sua nova capela da Rua Jacques Félix (hoje Mariano Moreira) recém-construída pelo Sr. Antônio Camilher. À entrada da procissão prega o Rev.do Vigário Antônio Nascimento Castro e procede ao benzimento do novo santuário. As ruas por onde passa o préstito formado de duas alas de moças de branco e irmandade da Santa Infância estão ornadas de arcos, flores, bandeirolas, salientan-do-se o trecho da Rua Bispo Rodovalho até o Mercado. Oficia a banda de música Philarmônica Taubateense. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Mário Natividade, engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo, a quem vão ser confiados os trabalhos de aproveitamento das águas do rio do Cristóvão para lavagem dos esgotos da cidade, conferencia com o Dr. José Rebouças de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Taubaté que aprovou o assunto com a resolução n.º 99 de 11 de abril último. (Jornal de Taubaté).

 

1911   Decreto Estadual n.º 2.047 autoriza cons- trução de Estrada de Ferro entre São Sebastião e São Bento do Sapucaí passando por São José dos Campos contrariando o espírito do dec. 520 de 22 de janeiro de 1898 que determinara um traçado passando por Taubaté, com aproveitamento dos trabalhos da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba às raias de Minas. Taubaté está na reta entre São Sebastião e São Bento, via Santo Antônio do Pinhal. (A Federação).

 

1914   Assume o exercício do cargo de Oficial do Registro Civil, em substituição ao serventuário o Sr. Mário Pereira; o Sr. Brasilino Vieira está substituindo o 2.º Tabelião. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, Juiz de Direito da Comarca, publica os resultados dos trabalhos da Junta Revisora do Recen- seamento de Jurados, por onde se vê inclusive a eliminação do Sr. Dr. Antônio Maria da Silva, por falecimento. (O Norte).

 

1945   Morre, em Taubaté, a veneranda Sr.ª D. Maria José Monteiro de tradicional família local, com 80 anos de idade, tia do P.e Ismael Dias Monteiro, secretário do bispado. (Nossa Terra).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *