29 de abril de…

0
Share

1854   Lei provincial n.º 21 fixa as divisas entre o distrito de paz do Bairro Alto e a Vila de São Luís  do Paraitinga.

 

1895   Na residência de D. Maria Gertrudes de Andra-de realiza-se entusiástica soirée oferecida ao Sr. Affonso Luiz Viseu, negociante no Rio de Janeiro e sócio-representante da socieda- de “Rodolpho Irmão & Mattos”. Dança-se até 2 horas da madrugada ao som de piano executado pelo Dr. Moura Escobar e outros amadores. À meia-noite serviu-se primoroso copo d’água (como se costume chamar a farta distribuição em geral de cerveja e outras bebidas). Os convivas, ao término, retiram-se para a cidade em bondes especiais. (O Popular).

 

1897   O Barão de Taubaté, Antônio Vieira de Oliveira Neves, radicado em Pindamonhangaba, faz doação à Câmara Municipal daquela cidade da importância de um conto de réis (1:000$000) para auxiliar as despesas com o Hospital de Isolamento. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 45).

 

1897   Em reunião presidida pelo c.el João Affonso Vieira, 22 comerciantes  de  Taubaté pedem à Câmara Municipal providências contra o comércio ambulante nas ruas e nos bairros e para representá-los nomeiam uma Comissão composta dos Srs. c.el João Affonso Vieira, José Domingues Ribas, Francisco Lobato de Toledo e Barnabé Ferreira de Abreu e Costa. (Diário de Taubaté).

 

1900   Sob a regência do maestro Penzo, a Philarmônica Taubateense realiza no Largo da Matriz mais uma retreta; no Teatro São João, o Grupo Dramático Particular Filhos de Talma dá um espetáculo em benefício da atriz D. Cármen Dias com o drama “O Estrangulador de Paris”, quando toca a banda do “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A ator Arthur Moura da Cia. Dramática de Helena Balsemão que havia estado em Taubaté pouco antes, de viagem de Lorena ao Rio de Janeiro atira-se do trem no Rio São Pedro, praticando suicídio. (Jornal de Taubaté de 5 de maio).

 

1945   Com o n.º 355 a Prefeitura Municipal de Taubaté inaugura no Largo da Estação um telefone público e instalações sanitárias vedadas de cedrinho. (Nossa Terra).

 

1949   Com a presença de diretores e de Revd.mas Irmãs da Casa N. Sra. Aparecida, o Curso de Corte e Costura do Círculo Operário Tauba- teano promove a bênção da imagem da Virgem das Graças pelo Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro. (Taubaté Jornal).

 

1949   Às 8 h. no Santuário de Santa Teresinha é celebrada  missa de 30.º dia encomendada pela Congregação Mariana de Militares do 5.º B. C. por alma do sargento José Luiz de França, morto no cumprimento do dever quando, em Santo Anastácio, reprimia movimento comunista. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *