25 de abril de…

0
Share

 

1562   Brás Cubas, por carta, comunica ao rei o descobrimento de ouro perto de São Paulo. (Rio Branco, Ef. p. 216).

 

1654   Gonçalo Couraça de Mesquita, nomeado a 28 de agosto de 1653 já governa a Capitania de São Vicente como seu 61.º capitão-mor.

 

1764   Funda-se, em Taubaté, o tradicional Convento de São Francisco. (Folhas, encadernação).

 

1857   Mons. Miguel Martins recebe de D. Antônio Joaquim de Melo a 1.ª tonsura clerical. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele deve Taubaté o fato de ser sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo, Mons. Protonotário e Missionário Apostólico, autor de várias e consagradas obras. (O Norte de 28/06/1918).

 

1857   Lei provincial n.º 40 cria o distrito de paz de Buquira, e declara que o governo, ouvindo as Câmaras Municipais respectivas, interessadas, marcaria as divisas o que se verificou por Ato de 08/02/1858.

 

1865   Lei provincial n.º 81 anexou ao município de Cunha desligando de São Luís do Paraitinga a fazenda de Luiz Vaz de Camargo.

 

1873   Lei provincial n.º 83 desmembrou do município de Caçapava e anexou ao de Taubaté a fazenda Bonfim do Dr. Raphael de Araújo Ribeiro e seus filhos, o que foi revogado pela lei n.º 4 de 13/03/1874.

 

1876   Morre, em Taubaté, o P.e João Batista Bittencourt com 78 anos mais ou menos, filho do venerando capitão-mor Manoel Correa Bittencourt. Quando do incêndio do Convento de Santa Clara em 1842 teve um ato de heroísmo: rompeu por entre as chamas e salvou o Santo Lenho depositado no Sacrário. Íntimo amigo do P.e Marcondes, falecido há 50 dias. Deixou em Taubaté uma irmã de nome D. Maria do Loreto d’Oliveira Bittencourt, um irmão em Queluz e outro em Campinas. (A Imprensa de Taubaté).

 

1880   Lei provincial n.º 131 restabelece o distrito de paz de Aparecida com as divisas marcadas pela Lei n.º 19 de 04/03/1842.

 

1880   Lei provincial n.º 128 cria o município de Lagoinha, antiga capela curada de Nossa Senhora da Conceição da Alagoinha.

 

1880   Lei provincial n.º 127 declara que a fazenda de José Moreira Marcondes Romeiro & C.ia, situada na divisa dos municípios de Guaratinguetá e Pindamonhangaba, fica pertencendo inteiramente a este último município.

 

1895   Despachando requerimento dos Bancos de Crédito Móvel do Rio de Janeiro e do Banco Popular de Taubaté sobre concessão de privilégio para construção de estrada de ferro ligando Taubaté a Ubatuba o governo do Estado determina que aguardem os interessados decisão de pedido idêntico da Estrada de Ferro de São Paulo. (O Popular).

 

1895   Está em concurso, com inscrições abertas por 30 dias, o cargo de praticante da agência do correio local. (O Popular). De que é agente o Sr. João Vieira de Toledo Guatura. (O Popular).

 

1895   São aprovados os planos para o alargamento da bitola da E. F. Central do Brasil entre Taubaté e São Paulo. (O Popular).

 

1895   Regressa do Rio de Janeiro o Sr. Victor Fava que lá foi adquirir aparelhos e materiais destinados à instalação em Taubaté de linhas telefônicas. Não tendo encontrado a totalidade dos materiais necessários, deixou os mesmos encomendados. (O Popular).

 

1895   Desembarcam na estação da E. F. Central do Brasil local cerca de 30 “turcos” o que um diário local considera mordazmente uma “epidemia”. (O Popular).

 

1895   Embarcam para São Paulo o cap. João Pereira de Souza Penna professor público na cidade, major Antônio Gomes de Souza Penna, gerente do Banco Norte de São Paulo, ten. c.el Antônio Patto e capitão Antônio Lopes Malta. (O Popular).

 

1895   O Dr. José Felipe Cursino de Moura comunica à Câmara Municipal de Taubaté o desaba-mento de muro de sua chácara à rua de São João (depois c.el Gomes Nogueira) sobre a vala que serve de escoamento de águas da chuva e pede construção de boeiro de tijolo sobre o qual mandará socar taipa. (O Popular).

 

1895   A empresa concessionária do serviço telefô-nico em Taubaté comunica à Câmara Munici-pal achar-se em condições de iniciar a instala-ção dos aparelhos e pede indicação da sala do Paço Municipal para isso. Quanto à interliga-ção do serviço telefônico local com a estação da E. F. Central do Brasil deverá se dirigir à autoridade competente. (O Popular).

 

1895   O Sr. Manoel José Borges é o novo Intendente de Justiça e Instrução Pública, substituto do major José Ramos Ortiz. (O Popular).

 

1895   O jornal A Cidade de Taubaté divulga as seguintes nomeações de oficiais da Guarda Nacional da cidade: ten. c.el chefe do Estado Maior do Comando Superior, Dr. José Rebouças de Carvalho; ten. c.el comandante do 18.º Regimento de Infantaria, o cap. Francisco Cortez de Toledo; ten. c.el comandante do 59.º Regimento de Cavalaria, o Cap. João Baptista Alves Mourão; ten. c.el comandante do 150.º Regimento de Infantaria, o major Antônio Monteiro Patto e ten. c.el comandante do 148.º Regimento de Infantaria, o Sr. José Bento Marcondes Lobato. A nomeação do Sr. Fernando de Mattos para ten. c.el chefe do Estado Maior do comando superior foi tornada sem efeito, sendo reformados os tenentes José Pedro Malhado Rosa e Antônio Marcondes de Moura. (A Cidade de Taubaté).

 

1897   No Grêmio Literário Santa Teresa, dos alunos do Instituto Santa Teresa de Taubaté de que é diretor o Dr. Moura Magalhães, realiza-se a cerimônia de posse dos novos diretores em sessão presidida pelo aluno Brasilino Vieira, presidente eleito. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, o Sr. Januário Tenório, antigo porteiro da Câmara  Municipal, que é substituído pelo Sr. Francisco Xavier Marcondes do Amaral. (Diário de Taubaté).

 

1904   O ilustre taubateano Mons. Dr. João Evangelista Pereira de Barros, é nomeado por D. José de Camargo Barros, vigário da paróquia de Santa Ifigênia, empenhando-se na construção da nova matriz que inicia a 18/12/1904 e termina a 19/03/1910. Nasceu em Taubaté a 04/11/1867 (vide mais dados nesta data) e faleceu em São Paulo a 17/03/1939. (O Lábaro de 26/03/1939).

 

1914   Encerra-se o torneio de bilhar promovido pelos Bilhares Brasil do Sr. José Ferreira da Silva, abrilhantado por três bandas de música: Corporação Musical João do Carmo, banda do Circo Europeu e Philarmônica Taubateense e que começara dia 23 e cujo produto reverteu em benefício do Hospital de Santa Isabel.Foram juízes os Srs. Antenor Leite, João Bindão e Castro Nápoles, tendo saído vencedores: Pio Teles Peixoto da primeira turma, Eduardo Toledo da 2.ª e Antenor Leite da 3.ª. (O Norte).

 

1915   Com a participação dos dois quadros do Esporte Club Taubaté a Associação Esportiva de Guaratinguetá realiza jogos de futebol inaugurando naquela cidade o seu campo. (Gazeta de Taubaté).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *