7 de abril de…

0
Share

1853   Lei provincial n.º 7 revoga o art. 2.º da Lei n.º 13 de 10 de junho de 1850, restituindo a Paraibuna território anteriormente atribuído a Caçapava.

 

1853   Lei provincial n.º 8 altera as divisas entre o distrito de paz do Bairro Alto e a Vila de São Luís do Paraitinga.

 

1871   Lei provincial n.º 50 transfere para o município de Natividade, desligando de São Luís do Paraitinga, a fazenda do major João Batista Lopes.

 

1872   O ilustre taubateano P.e Francisco Carlos de Alvarenga, irmão de D. José Pereira da Silva Barros, recebe as sagradas ordens de sub-diácono. Nasceu em Taubaté a 20 de julho de 1844 e faleceu em São Paulo no Asilo de São Vicente a 6 de agosto de 1939 (vide esta data para mais dados). (O Lábaro).

 

1883   O Sr. Joaquim Pereira Gomes, proprietário de linha de troles avisa que só toma passageiros no Largo da Matriz, a menos que se trata de famílias quando irá à residência da mesma. Isso para evitar que indo atender um freguês, perca dois ou três. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Comissão encarregada de estudar o melhor lugar para construção do matadouro indica a confluência dos rios Correia e Moinho na estrada de Pindamonhangaba (que vai para Pinda) distante da cidade pouco mais de 1 km com o pasto ao redor. Uma parte da Câmara opina por lugar mais próximo, junto ao rio do Correia cuja água é suja de matérias fecais e lavagem de roupas, enquanto que a do rio Moinho, no lugar denominado Moinho, tem água límpida. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Seguem para São Paulo o capitão João Affonso  Vieira, um dos proprietários do jornal local “O Liberal Taubateense” e o Sr. José Marcelino Monteiro. Vão assistir à ordenação sacerdotal do Rev.do P.e João Macário Monteiro, filho de José Marcelino Monteiro, amanhã. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda desde 9 de outubro de 1881, deixa o Recife com destino a Taubaté por motivo de saúde. (Diário de Taubaté).

 

1891   Francisco Augusto de Oliveira e Silva apre-senta ao Conselho Municipal de Intendência de Taubaté proposta para construir em Tau-baté completa e aperfeiçoada rede de esgotos e pede privilégio de exploração por 60 anos. (Jornal do Povo).

 

1891   A Companhia Edificadora Progresso de Taubaté tendo procedido ao loteamento do Alto de São de José com largos e ruas que denominou vila Augusta, cujas ruas são de 70 palmos inclusive em continuação das ruas São José e João Afonso, pede o alargamento destas o que não é difícil (tem 58 palmos). (Jornal do Povo).

 

1891   A Companhia Edificadora de Taubaté comunica ao Conselho de Intendência Munici-pal de Taubaté que adquiriu para lotear a chácara que foi de D. Maria Pacheco Monteiro (esposa do Sr. José Francisco Monteiro e mãe do c.el Augusto Cézar Monteiro) e pede a nomeação de uma comissão para superin-tender os trabalhos de nivelamento. (Jornal do Povo).

 

1891   O gerente da Companhia de Carris Urbanos de Taubaté pede licença ao Conselho de Intendência Municipal de Taubaté para continuar o assentamento de trilhos nas ruas da cidade que está quase toda servida, assentamentos de pedras e prorrogação do prazo da concessão por 60 anos. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. José Benedito Marcondes de Mattos e José Ramos Ortiz, membros do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté, tendo em vista que a 9 do corrente vão à praça os terrenos da chácara do finado Barão do Pouso Frio, conhecido por Mariano Moreira e que ali ficam os mananciais das águas que abastecem presentemente a cidade (bica do bugre) e que os terrenos vizinhos ao manancial são de propriedade da Câmara Municipal que autorizou inclusive fosse o mesmo fechado e não tendo passado disso, título algum, propõe se formule o necessário protesto em juízo por intermédio do Procurador. (Jornal do Povo).

 

1895   Iniciam-se em Taubaté as solenidades da tradicional festa de São Benedito com a trasladação em procissão dos andores da Igreja do Rosário para a Matriz, onde há ladainha, sendo iluminada a frente da Igreja. Amanhã às 11 h. haverá missa cantada e solene, pregando o Vigário de Monte Santo Rev.do P.e João Ozório Marcondes. Às 17 h. haverá procissão que sairá da Igreja Matriz, atravessará a Pça. Mons. Silva Barros e seguirá a volta do costume. À entrada pregará o Rev.do P.e Marianno de Paula Simões e bênção do Santíssimo. Encarregado da festa: João Marcondes do Amaral. (O Popular).

 

1895   À Rua C.el Jordão n.º 8 fica a “Casa do Silva” (Agência de Loterias) que anuncia cigarros “Mosart”, “Falstaff” e “Cleveland” em carteirinhas e “Veado”, “Águia”, “Blond” em pacotes. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o laborioso e honrado cidadão Sr. Antônio de Souza. Nome certo: Antônio José de Souza. Era casado com D. Clara Maria de Jesus, pai de Mariana Alves de Souza e avô de Augusto Alves de Oliveira casado com Emília Olympia de Oliveira. Missa de 7.º dia a 15 no Pilar. (O Popular).

 

1901   É domingo da Ressurreição e a Venerável Irmandade de Nosso Senhor dos Passos elege sua nova diretoria para 1901 a 1902: Provedores: Dr. José Rebouças de Carvalho, ten. c.el Augusto César Monteiro e o ten.-c.el José Pedro Malhado Rosa. 1.º sec.: Dr. Gastão Câmara Leal; 2.º sec.: Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa; tes.: José Domingues Ribas; Procurador: Dr. João Pereira Corsino. A posse se dará a 14 do corrente. A irmandade está no seu 3.º ano de atividades, reorganizada. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O novo procurador da Câmara Municipal de Taubaté é o Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Nos salões do prédio do Grupo Escolar de Taubaté (onde está hoje o Banco Comercial) realiza-se concerto da harpista D. Olga Massucci, cujos bilhetes estão à venda no Hotel Central. (Jornal de Taubaté de 7). Colaboram ao piano D. Escolástica Vieira, D. Silvina Andrade, D. Maria Augusta Leonardo e D. Marieta Ortiz e o maestro Antônio Orestes Penzo e Sr. Francisco Costa e a orquestra Philarmônica Taubateense. Executam-se 12 peças e o concerto tem 2 partes. A orquestra Philarmônica toca 2 ouvertures. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Presidente da Câmara Municipal c.el Francisco Gomes Vieira é pai do Sr. Luiz Guimarães Vieira, hoje Dr. Lulu. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Sr. Silvestre T. Filho suspende a publicação de seu jornalzinho “O Neco” por dois meses. (O Norte).

 

1910   O sacerdote taubateano P.e José Francisco Monteiro é nomeado por D. Lúcio de Souza, bispo de Botucatu, para vigário da paróquia da sede daquele bispado. (O Norte).

 

1914   Desarranjo no encanamento mestre na serra priva Taubaté de abastecimento d’água feito pela Companhia Norte Paulista, o que vai perdurar por alguns dias. (O Norte).

 

1936   O Dr. Félix Guisard Filho, presidente da Comissão Organizadora do Museu de Taubaté recebe do Dr. Affonso de E. Taunay carta de cumprimentos pela auspiciosa idéia de fundação de um museu municipal, o 1.º do brasil nesse gênero. (O Lábaro).

 

1946   Enfermeiros e auxiliares de enfermeiros de Taubaté realizam reunião preliminar para a fundação de sua entidade de classe local, às 14 h. na Rua Jacques Félix n. 536. Está em Taubaté para isso o sarg. Benedito Ildefonso Pontes, delegado do Sindicato dos Enfer-meiros de São Paulo e, em Taubaté, um dos propugnadores da associação é o Sr. Idemar Teixeira Pinto. (Taubaté Jornal).

 

1946   D. Maria Benedita de Brito, natural de Guará-tinguetá e residente em Taubaté à Rua Eng. Fernando de Mattos, completa 104 anos de idade. (Taubaté Jornal).

 

1949   Como parte das solenidades com que desde o dia 3 Taubaté vem comemorando o jubileu de ouro da ordenação sacerdotal do Santo Padre Pio XII, realiza-se no Cine Metropole sessão solene em que se faz ouvir o deputado estadual Dr. Loureiro Jr. (Taubaté Jornal).

 

 

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *