03 de abril de…

0
Share

1849   A vila de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí é elevada à categoria de cidade. (Folhas enc.).

 

1849   Lei provincial n.º 17 é promulgada pelo Presidente  Dr.  Vicente Pires da Motta (depois Conselheiro) elevando a Vila Real de Pinda-monhangaba à categoria de cidade. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 402).

 

1865   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal “O Paulista” órgão do Partido Liberal em Taubaté, republicano, de propriedade do principal redator Alfredo d’Almeida, dedicado ao Norte de São Paulo e Sul de Minas. Teve redação à Rua da Piedade, 28 (1873) à Rua Municipal, 190 (1874) e Rua do Sacramento, 01 (1875). Em maio de 1876 era de propriedade de Francisco Monteiro de Camargo & Irmão, que o publicava como Órgão Democrático; em setembro de 1876 pertencia a José Flávio de Camargo como Órgão do Partido Liberal. Em 1870 no seu 5.º aniversário aqui se publica ainda A Reforma e chefe do Partido Liberal era o Barão de Tremembé. (O Paulista).

 

1873   Lei provincial n.º 41 anexa a fazenda de Pedro Ayres dos Reis à freguesia de Campos Novos, município de Cunha.

 

1876   Na estrada de ferro em construção começam a correr os primeiros trens de passageiros entre São Paulo, Mogi das Cruzes e a estação de Paraíba às segundas, quartas e sábados. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Morre, em São Paulo, D. Catharina Chichorro com 93 anos, natural de Portugal, viúva do de-sembargador Manuel da Cunha Azeredo Cou-tinho de Souza Chichorro, natural do Rio de Janeiro que exerceu o cargo de Juiz de Fora em Taubaté e depois o de Secretário do Go-verno e que residiu por muitos anos nesta pro-víncia de São Paulo sobre a qual deixou vários escritos. Foi ainda Ouvidor em Sabará, em Minas Gerais. (A Imprensa de Taubaté).

 

1877   O ilustre taubateano Dr. Antônio Pereira da Silva Barros entra a fazer parte da Companhia de Navegação a Vapor do Alto Paraíba sediada em Pindamonhangaba, com a retirada do sócio Miranda Chaves. A Sociedade Mar-condes, Chaves & Cia. passou a se chamar Marcondes, Barros & Cia. que estabeleceu também grande casa atacadista de açúcar, sal e carne seca. O principal objetivo da empresa era o transporte fluvial de café e outros produtos desde Caçapava até o porto de Cachoeira para embarque na Estrada de Ferro D. Pedro II (depois Central do Brasil). A 15 de fevereiro de 1876 o vapor Parahyba passava por Taubaté de volta de Caçapava em viagem de exploração e experiência. Com o esta-belecimento pela Estrada de Ferro São Paulo e Rio (Central do Brasil) de trens de cargas diários da empresa fluvial que muito bons serviços prestou ao comércio e à lavoura da região, e do sul de Minas Gerais, se dissolveu. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 383). 2.º vapor: “Vencedor”. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 453).

 

1880   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, é nomeado Reitor do Seminário Episcopal de São Paulo por D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, cargo de que é dispensado por insistência do povo taubateano que não o quer fora da paróquia local. (Diário de Taubaté)

 

1882   Lei provincial n.º 44 desmembra da vila da Bocaina (Cachoeira) terrenos do Bom Jesus para anexar ao município de Cruzeiro.

 

1888   Morre D. Presciliana de Paula Cézar, esposa do Sr. Justiniano Marcondes Cézar. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Fiscal das Estradas do município de Taubaté, João Vicente de Castro Piza, de acordo os Inspetores de Estradas dos bairros do Pouso-Frio, Mato-Dentro, Sete-Voltas, Morro Grande, Borba, Pinhão, Cavaru, até o Una, capitão João Monteiro de Alcântara e Silva, Antônio Carlos de Alvarenga, Luiz Garcia Bicudo, João Ribeiro da Silva, Francisco Maurício de Abreu e Benjamim Monteiro C. da Silva designa o dia 24 corrente (terça-feira) para o começo do serviço de reparação das estradas que comunicam aqueles bairros com a cidade de Taubaté, devendo todos iniciarem os trabalhos conjuntamente no Correia à saída da cidade onde devem comparecer os habitantes dos referidos bairros às dez horas da manhã sob pena de multa de 5$000 mais 1$000 por pessoa e por dia para os que não compare-cerem ou comparecerem sem ferramentas de acordo com as Posturas Municipais. Os proprietários agrícolas dos referidos bairros deverão mandar um terço dos trabalhadores de suas lavouras e todos os homens livres ou libertos que trabalhem em serviço de roça, sejam ou não agregados ou jornaleiros. (O Liberal Taubateense).

 

1891   A Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte torna público que iniciou a 29 de março a angariar esmolas para as festas do corrente ano que estão sendo depositadas com o negociante Sr. Domingos Valente Amorim. (Jornal do Povo).

 

1895   A Igreja Evangélica situada na rua Marquês do Herval, n.º 124 inicia o culto próprio da semana santa com sermões durante três dias consecutivos. (O Popular).

 

1895   Assume o comando do destacamento policial local o Alferes do 1.º Batalhão, Sr. José Luciano de Carvalho. (O Popular).

 

1904   À Rua 4 de Março realizam-se as solenidades de inauguração do Velódromo Taubateense em terrenos adjacentes ao local onde está a Fábrica de Louça. (O Norte). (O terreno da Fábrica de Louça foi posteriormente loteado e hoje ali está, entre outras, a Rua Davi Maria Monteiro Gomes).

 

1904   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal A Verdade redigida pelo vigário da paróquia Monsenhor Nascimento Castro e dirigida pelo Sr. Luiz Santos. (O Norte).

 

1905   Aniversaria o Sr. Terenzo Amadei proprietário da Fábrica de Cervejas União de Taubaté. (A  Verdade).

 

1905   Começa a funcionar no edifício da Câmara Municipal a Comissão de Alistamento Eleitoral criada por lei federal para apreciar os pedidos de inscrição dos eleitores. É presidida pelo Dr. José Martins Bastos, juiz de direito e composta dos Srs. Manoel Vaz da Silva, João Batista Guisard, Dr. Continentino Guimarães, José Marcelino de Morais Silva, Manoel José Fernandes, Carlos Adolfo Leonardo e João Gomes da Luz, efetivos. Suplentes: major José Ramos Ortiz, Antônio José de Oliveira Cézar, Homero de Mattos, Manoel José Borges, José Antônio Carneiro de Souza, José Félix Bernasconi e Antônio Luiz Moreira. Escrivão: Brasilino Vieira, escrivão ajudante do cartório de 2.º ofício, que substitui o 2.º escrivão. Os trabalhos da Comissão prosseguirão por 60 dias. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Circula, em Taubaté, o 1.º número do Jornal “A Federação” órgão da oposição local. (O Norte).

 

1910   No Palácio Episcopal, presidida por D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, realiza-se reunião em que se tomam providências para fundação em Taubaté de outras Confrarias de São Vicente de Paulo. (O Norte).

 

1912   O capitão José Antônio de Barros é nomeado secretário interino do Comando Superior da 41.ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional de Taubaté com Quartel General Provisório à Rua Maquês do Herval, n.º 98. (A Federação).

 

1914   Noticia-se que, a exemplo de anos anteriores, este ano também se realizarão no Convento de Santa Clara as cerimônias da Semana Santa próxima. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento há pouco, em São Paulo, do ilustre taubateano Dr. Francisco Ignácio Xavier de Assis Moura, distinto homem de letras, ilustre historiador, com quase 70 anos, visto como aqui nasceu a 14 de setembro de 1844 e onde ocupou vários cargos públicos. Era doutor em ciências e letras, conhecedor profundo da história pátria, deixou vários trabalhos publicados, principal-mente sobre Taubaté. Foi sócio fundador do Instituto Histórico de São Paulo que o fez sócio honorário. Pertencia ainda aos Institutos Históricos de Parahyba, Rio de Janeiro, Lisboa e ao Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. Era pai de D. Olívia de Moura Braga casada com o Sr. Arthur Paulo Braga. Missa de 7.º dia a 6 do corrente. (O Norte).

 

1933   Iniciam-se as aulas do Instituto Musical de Taubaté com as cadeiras de teoria-solfejo, piano, violino, bandolim, violão, flauta, trombo-ne e canto. (O Lábaro).

 

1949   Iniciam-se, em Taubaté, as comemorações do jubileu de ouro da ordenação sacerdotal do Santo Padre Pio XII. (Taubaté Jornal).

 

1963   Lei n.º 690 declara festa oficial da Juventude Católica, no município de Taubaté a Páscoa dos Estudantes. (Manual).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *