Saiba quem foi o dinamarquês que deu nome ao bairro Vila Edmundo?

Educação Pioneira

morewood5

O dinamarquês Edmund Morewood, que dá nome a uma rua e ao bairro Vila Edmundo em Taubaté, foi dono do Colégio São João Evangelista. Fundado em 1842  1862 pelo educador, a escola era considerada uma das melhores instituições de ensino da região.

 

Amigo espião

morewood3

O “Sr. Morewood” é uma figura a ser desvendada. Até agora, o que se sabia sobre ele está registrado em jornais e documentos diversos. Em seu testamento, Morewood confirma uma informação sobre o seu passado revelada pelo seu “compatriota”, sir Richard Burton: esteve por muito tempo na África.

 

Sede da Copa

morewood2

Duban é uma cidade da província de Kwazulu-Natal na África do Sul, conhecida pelos brasileiros por ter sediado jogos da Copa de 2010. Na cidade, existe o Morewood Memorial Garden, em celebração a um tal Edmund Morewood.

 

Será que é ele?

morewood

O Memorial fica no local onde existia a fazenda “Compensation”, que abrigou a primeira usina de açúcar na África do Sul. Em 1851, Sir Edmund Morewood  foi  o primeiro a produzir açúcar comercialmente em Natal.  Esse feito fez dele “o patrono da indústria açucareira sul-africana”. Seria o Morewood sul-africano o mesmo Edmundo de Taubaté?

 

Conexão Zulu

Após queimar as pestanas estudando o assunto, entramos em contato com a The Natal Society Fundation, uma instituição que guarda a memória da comunidade Kwazulu-Natal desde 1851 para uma virtuosa troca de informações.

 “Sim, é o mesmo homem. O homem de Natal e o homem brasileiro são a mesma pessoa”, afirmou Peter Croeser, administrador da instituição sul-africana.

 

Herança sul-africana

morewood4

Um registro no testamento de Morewood, arquivado em Taubaté, nos fornece definitivamente a conexão com a África.

“Cinco contos de reis ao Senhor George Lamond, filho do falecido Doutor Damowd, empregado na Secretaria do Governo da colônia de Natal”

 

Intercâmbio estimulado

morewood6

2014 marca os 200 anos de nascimento de Edmund Morewood. Pesquisadores sul-africanos receberam cópia de documentos preservados no Arquivo Histórico de Taubaté.  Uma nova janela para o intercâmbio cultural Brasil-África foi aberta.  Quase 140 anos após a sua morte, Edmund Morewood, fundador da indústria açucareira da África do Sul, finalmente manda notícias.

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Comments

Deixe uma resposta