Conheça o taubateano que serviu de modelo para santos de igreja

Altar foi pintado no Santuário de Santa Teresinha pelo artista Álvaro Pereira em 1960

Em 1960, Celso era um jovem de 18 anos que atuava numa peça teatral produzida por estudantes secundaristas do Estadão, intitulada “O Dia do Triunfo”, de Arnaldo Camargo. além do Celso Brum, faziam parte do elenco Alfredo Abraão, Paulo PereiraManoel Rocha Neto, Arnaldo Saad, Celso Riguetti, Lélis Borges do Couto, Claudio Tavares Lucci, Sidney Brum (irmão do Celso). O diretor era José, também irmão do CelsoBrum.

Ao mesmo tempo, Álvaro Pereira, um prestigiado pintor taubateano, havia sido contratado para produzir os afrescos que decoram o altar do Santuário de Santa Teresinha em Taubaté.

Quando soube que a peça dos estudantes utilizava figurinos de época, Álvaro convidou Celso para servir de modelo em uma sessão de fotos.

Celso Brum

Celso Brum

E foi assim que Celso José de Brum, futuro vereador em Taubaté, serviu de modelo para a pintura dos quatro evangelistas da Santa Terezinha realizadas por Álvaro Pereira.

saomateus-celsobrum

Detalhe da Pintura de Álvaro Pereira na cúpula da igreja Santa Teresinha. O modelo foi Celso Brum.

E aí, você já rezou para o Brum?

 

Decoração sacra

Alvaro Pereira nasceu em 1912, no bairro do Brás, em São Paulo. Naquela cidade iniciou seus  estudos, em 1930. Dedicou quase toda a sua carreira à decoração sacra. É o autor das pinturas da Igreja Matriz de São João Batista, em Caçapava, seu primeiro trabalho no Vale do Paraíba. Possui obras em igrejas de São José dos Campos, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga e Tremembé.

 

Veja também:

– O Santuário do Bispo

 

 

Conteúdo publicado originalmente na Revista Almanaque Taubaté #3

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Comments

1 Comentário

  1. Alfredo Ortiz Abraão

    14/05/2015 at 5:41 pm

    A peça, de autoria de Arnaldo Camargo, intitulava-se “O Dia do Triunfo”. Participei juntamente com vários amigos além do Celso Brum, como Paulo Pereira, Manoel Rocha Neto, Arnaldo Saad, Celso Righetti, Lelis Borges do Couto, Claudio Tavares Lucci, Sidney Brum (irmão do Celso), O diretor era José de Brum, também irmão do Celso.

Deixe uma resposta