Sistema Municipal de Cultura dá seus primeiros passos

A prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC), realizou no último sábado, 22, audiência pública para discutir o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e elaborar o cronograma de ação para a formação do Conselho Municipal de Cultura (CMC).

Realizada na Escola Fêgo Camargo, o evento contou com a participação de representantes de diversos setores do meio cultural, se sobressaindo os representantes das artes populares, que antes participaram de um evento sobre o edital de Culturas Populares realizado pelo Ministério da Cultura, por meio do seu representante, Henry Alexandre Machado Durante.

Henry Alexandre Machado Durante, representante do Ministério da Cultura

 

Dois meses para a formação do conselho

Na audiência, Durante também explicou os fundamentos do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a conceituação do Conselho de Cultura e o seu processo de formação. Em seguida, a SETUC apresentou uma proposta de trabalho para a formação de fóruns setoriais, seu cronograma e a eleição dos conselheiros do CMC.

A SETUC coordenará a formação do CMC a partir do final de julho, com a publicação do regulamento dos Fóruns Setoriais e da Eleição dos Conselheiros representantes dos setores e a publicação da Comissão Regulamentadora.

A Comissão Regulamentadora é a instituição formada por servidores da SETUC que coordenará e acompanhará o processo eleitoral do CMC, além de organizar as reuniões dos Fóruns Setoriais.

Os fóruns serão realizados em seis semanas (sempre aos sábados), contemplando duas reuniões de cada setor. A primeira com a setorial de Artes Visuais e Design, a setorial de Artesanato, a setorial de Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo e a setorial de Audiovisual e Arte Digital. Depois, no sábado seguinte, a primeira reunião da setorial de Música, da setorial de Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), a setorial de Culturas Populares (Culturas étnicas e Tradicionais) e a setorial de Empresas e Produtores Culturais. Na semana seguinte reunirá a setorial de Trabalhadores da Cultura; a setorial de Instituições Não-Governamentais, a setorial de Patrimônio Cultural Material e Imaterial e a setorial de Literatura, Livro e Biblioteca. O ciclo se repete para a segunda reunião, quando também será realizada a inscrição dos candidatos a conselheiros representantes dos setores.

Todas as reuniões serão realizadas no Centro Cultural Toninho Mendes, onde também ocorrerá a eleição, em outubro.

 

Os candidatos

Os potenciais representantes de cada um dos doze setores contemplados pelo SMC deverão se candidatar na segunda reunião setorial entre aqueles que participarem das duas reuniões. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ser residentes em Taubaté há mais de dois anos e atuar pelo mesmo período no setor em que se candidatar na RM Vale.

Comments

Deixe uma resposta