22 de dezembro de…

18….    Nasce o major Manoel de Oliveira Santos Areão. (A Federação de 19/12/1913).

 

1883   Realiza-se o sepultamento do Sr. Benedito Ramos falecido no Tremembé (município de Taubaté) que deixou livres 8 escravos. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Um engenheiro francês descobre mina de zinco na serra de Ubatuba cujas amostras são examinadas pelo químico da Corte que comprova a superior qualidade da mina. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Para auxiliar a conclusão das obras que estão sendo feitas no prédio do Instituto Taubateano o Sr. Manoel Vaz de Toledo Júnior, escrivão de órfãos dos 2000 tijolos e o Sr. Dr. João Francisco Malta Júnior e seu pai Sr. João Francisco Malta 100 alqueires de cal. O Instituto vai ser inaugurado a 1.º de janeiro, cujas matriculas estão abertas em casa do Sr. Leopoldo Hummel. Os alunos internos pagarão 20$000 mensais por trimestre adiantado. Os pais que internarem mais de um aluno terão desconto de 10% (2$000). A pensão dos externos é paga também por trimestre adiantado à razão de 2$000 por mês. Os filhos dos sócios da sociedade Protetora do Instituto pagarão 1$000. O Presidente do Conselho Diretor é o Desembargador Honorário (Juiz de Direito local) Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, o tesoureiro Sr. Leopoldo Hummel e o secretário Sr. João Affonso Vieira. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Na sala do Cons. De Intendência Municipal de Taubaté de ordem do Presidente João Afonso Vieira tem início às segundas e quintas-feiras vacinação ou revacinação da população das 11 às 13 horas. (Jornal do Povo).

 

1901   Anotação: O Con. Benjamim de Toledo Mello é filho de Thimóteo Luiz de Mello, este de Luiz Vaz de Toledo Piza e este do inconfidente sargento-mor Luiz Vaz de Toledo Piza. (Jornal de Taubaté – Estudos Históricos – Dr. Emílio Costa).

 

1905   Nota: verifico agora que o Dr. Carlos Reis que deu nome a um efêmero colégio (Colégio Carlos Reis) na Rua Dr. Emílio Winther, em Taubaté, do Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro e Dr. Fernando de Mattos (maçon) é grão-mestre da maçonaria paulista. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os Srs. Freitas & Comp. iniciam o levantamento na Praça Dr. Paula de Toledo de seu pavilhão para exibições do Novo Circo Universal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Francisco Domingues de Mattos, 1.º suplente do substituto do Juiz Seccional deste municí-pio convida o major José Ramos Ortiz, ajudan-te do procurador da República e os Srs. Ma-noel Vaz da Silva, João Baptista Guisard, Dr. Continentino Guimarães, José Marcelino de Morais Filho, Manoel José Fernandes e cap. Carlos Adolpho Leonardo membros da comis-são de alistamento para se reunirem dia 30 no paço municipal ao meio-dia para organizarem mesas encarregadas dos trabalhos eleitorais. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Intendente Municipal Dr. Afonso Moreira da Silva abre concorrência pública para o contrato de serviço de limpeza pública e particular em 1906 orçado em 6:000$000 devendo o proponente: executar o serviço de limpeza pública e particular, lavar bueiros, ralos e bocas de lobo da cidade. Remover diariamente os lixos das casas particulares e estabeleci-mentos em geral, imundícies das ruas e praças, duas vezes por dia: das 6 às 9 horas da manhã de 1.º de outubro a 31 de março e das 7 as 10 horas de 1.º de abril a 30 de setembro; a 2.ª das 2 horas da tarde em diante durante o ano; fazer varrer as ruas e praças diariamente antes das 6 horas da manhã e depois da meia-noite; na ocasião da matança de cães a remover os animais encontrados mortos bem como qualquer outro animal que for encontrado morto nas ruas e praças; o lixo será recolhido à porta dos prédios devendo as carroças passar anunciando-se com cam-painhas. Remover o que encontrar do serviço de capinação de ruas e praças. O número de carroças será de cinco. Com o dístico “Limpeza Pública” e campainha podendo este número ser aumentado sem aumento do preço. O lixo será depositado em lugar que a intendência indicar. Varrer o largo do mercado diariamente depois da meia-noite e terminando antes das 6 horas da manhã. Em épocas anor-mais o serviço será feito em hora que a inten-dência marcar. Multa de 30$000 e rescisão do contrato na reincidência. Prazo até 3 de janeiro próximo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva, Intendente Municipal, abre concorrência pública para o serviço de conservação das ruas e praça da cidade e extinção de formigueiros devendo: manter capinadas as ruas e praças, conservá-las limpas, prevenir a formação de atoleiros, reparar depressões e sulcos produzidos pelas águas e trânsito ou chuva. Limpar a vala que atravessa a parte da cidade entre a estação e a Rua 15 de Novembro e os córregos do Saguiru, Convento Velho e Correia até o matadouro. Fazer todos os serviços de conservação de ruas e praças e extinguir formigueiros das ruas e praças. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Reúnem-se os acionistas do Banco Norte de São Paulo sediado em Taubaté. Convidado o Comendador Paranhos excusa-se de presidir a sessão e o faz o Dr. Fernando de Mattos que convida para secretário os Srs. Dr. Pedro Costa e Braz Curtu. Elege-se nova comissão liquidante composta dos Srs. Dr. José Rebouças de Carvalho, c.el José Benedito Marcondes de Mattos e Antônio José Lopes, devido ao falecimento do Sr. John Milne Tyndall e doença do Sr. José Antônio Carneiro de Souza a quem se votam respectivamente pesar e agradecimento, este último doente. (Jornal de Taubaté).

 

1913   De ordem do Sr. Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal e tendo em vista a lei eleitoral de 15/11/1904 (constituição da comissão de revisão do alistamento) o Sr. Antônio Carlos de Alvarenga Júnior, Tesoureiro da Câmara Municipal de Taubaté torna pública a lista dos maiores contribuintes do imposto predial nesta cidade: Carlos Adolpho Leonardo, Antônio dos Santos Camilher, Domingos Leopoldo Righi, c.el José Gomes Nogueira, Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, Antônio Luiz Moreira, ten. c.el Fernando Gomes Nogueira, Bernardo Ambrogi, Benedito Moreira de Andrade, Manoel José Fernandes, Dr. José Felipe Cursino de Moura, Theodoro Cursino dos Santos, José Ignácio de Souza Almeida, Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes, ten. c.el Augusto César Monteiro. (O Norte de 04/01/1914).

 

1913   Visitam Taubaté sendo hospedados pelo deputado estadual taubateano Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa os Srs. Dr. Altino Arantes, Secretário do Interior e Dr. Eloy de Miranda Chaves, Secretário da Justiça. (A Federação).

 

1914   Perante banca examinadora constituída do Dr. Euclides de Campos, promotor, capitão José Augusto Marcondes de Matos, 1.º Tabelião e presidida pelo Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, presta concurso o único candidato inscrito para o cargo de escrivão de paz e oficial do registro civil Sr. Tancredo Winther, aprovado plena-mente, para a vaga do desistente José do Nascimento Machado. (O Norte).

 

1915   Realiza-se a formatura do farmacêutico Fran-cisco de Souza Castro Nápoles co-proprietário da tradicional Farmácia Central e vice-consul de Portugal em Taubaté. (O Momento).

 

1937   Em homenagem ao ilustre taubateano, inaugura-se em São Paulo o Educandário D. Duarte Leopoldo, da Liga das Senhoras Católicas. (Folhas).

 

1940   O Momento divulga com satisfação a insta-lação em Taubaté da Biblioteca Pública “Oscar do Amaral” com que a Sociedade Taubateana de Ensino inaugurou suas atividades.

 

1944   Realizam-se em Guaratinguetá as solenidades comemorativas da passagem do 25.º aniver-sário de formatura dos professores de 1919 da Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves a que pertencem o prof. J. Marcondes, então redator de Nossa Terra. (Nossa Terra de 07/01/1945).

 

1945   Afastado por motivo da realização das eleições presidenciais de 2 do corrente, reassume o cargo de Prefeito Municipal de Taubaté o Dr. Antônio de Oliveira Costa, durante a ausência do qual respondeu pelo expediente o Sr. José Estácio de Moura Guimarães. (Nossa Terra).

 

1945   Os taubateanos Srs. Carlos D. Guimarães Ambrogi, filho do falecido farmacêutico Sr. Dúlio Ambrogi e o Sr. Oswaldo Feliciano dos Santos, filho do Sr. Ten. José Feliciano dos Santos são promovidos a 1.os-tenentes da Força Policial do Estado. Ao posto de ten.-c.el é promovido o major Helidoro Tenorico da Rocha Marques, atual sub-comandante do 5.º BC aquartelado em Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticia-se o falecimento em Taubaté do hábil artista mecânico Sr. Miguel Spadafora. (Taubaté Jornal).

 

1945   A presidente efetiva D. Mariana Porto de Oliveira Costa reassume seu cargo no Centro Municipal de Taubaté da Legião Brasileira de Assistência que vinha sendo exercido interinamente por D. Corália Lopes Vieira. Com o pedido de exoneração do Dr. Félix Guisard Filho do cargo de tesoureiro, é nomeado o Dr. Ernani Fonseca para a vaga. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Dr. Ademar Pereira de Barros é autorizado pelo Ministério da Agricultura a lavrar dolomita, calcário e associados no município de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1945   As filhas de São Vicente de Paulo que nesta cidade promovem as Obras de Santa Luíza de Marilac e que estão ultimando a instalação de sua casa na Vila São José, fazem distribuição de auxílio no salão da Associação das Damas de Caridade de Taubaté a 140 famílias pobres, com a presença do Ex.mo Sr. Bispo Diocesano Dom Francisco Borja do Amaral. Cada família recebeu roupas, víveres, doces e pães e certa quantia em dinheiro. Para as despesas deste Natal dos pobres, as Irmãs receberam valiosa cooperação do Sr. Alberto Guisard. A casa local é dirigida pela Irmã Franco. (Taubaté Jornal).

 

1959   Lei n.º 443 cria em Taubaté o Serviço de As-sistência Rural Municipal Ambulante “SARMA”. (Manual).

Comments

1 Comentário

  1. Rute Maria Cursino de Moura Gguarnieri

    22/12/2016 at 9:22 pm

    1945

    Sou vizinha da Dolomia, pertencente a neto do Dr Adhemar de Barros
    Extração de calcário, dolomita. Grande empresa.

Deixe uma resposta