História de Taubaté para estudantes e professores

escola-almanaque

Almanaque na Escola é uma biblioteca virtual que reúne livros produzidos por historiadores, professores e pedagogos com temas e reflexões sobre Taubaté e região para enriquecer as aulas dos professores, sendo um veículo de transformação e melhora da qualidade da educação. Nesta primeira postagem, apresentamos o livro  “Taubaté – Viagem pela nossa história”, material didático desenvolvido pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH/UNITAU), com o objetivo de contribuir para o ensino de História no município.  

Caros Leitores
Apresentamos a cartilha “Taubaté, viagem pela história de nossa cidade”, um trabalho coletivo que mobilizou professores e alunos de algumas escolas públicas municipais, no ano de 2009, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté (CDPH), e que resultou num material didático para complementar as aulas de História das séries finais do Ensino Fundamental I.

t1

As ações de extensão universitária receberam fomento financeiro dos Ministérios da Educação e da Cultura, por meio do Programa Pró-Extensão (PROEXT). t2
Com esta cartilha os docentes poderão trabalhar conhecimentos sobre aspectos da industrialização da cidade, desde o nascimento da tradicional fábrica de tecelagem, a Companhia Taubaté Industrial (C.T.I.), no final do século XIX, até a crescente onda de urbanização dos anos de 1950 e 1960, por meio de ilustrações, imagens e atividades variadas.

Bom trabalho!
maurocastilho

Prof. Dr. Mauro Castilho é professor dos Departamentos de Ciências Sociais e Letras e de Pedagogia, coordenador do CDPH (Centro de Documentação e Pesquisa Histórica) e professor da PUC – São Paulo

Título: Taubaté – Viagem pela nossa história

Autor: Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH/UNITAU)

Formato: PDF

Tamanho: 1,90 MB

baixe

 

ou leia on-line aqui

Comments

1 Comentário

  1. Pingback: Nosso Lar – Cartilha para professores e estudantes - Almanaque Urupês

Deixe uma resposta