1945 Nasce José Diniz Jr., no dia 12 de agosto. 1960 Muda-se com a família para Taubaté.
1989 É eleito presidente do Esporte Clube Taubaté, cargo que manteve por cinco anos, até 1994. 1998 Cria, no mesmo dia de seu aniversário, o semanário Matéria Prima.
2007 Depois de processado, torna-se o último preso pela Lei de Imprensa no Brasil. 2011 Depois de passar mais duzentos dias encarceirado, escreve o livro “Diário da Tranca”, em vias de ser publicado.
 
 
Diniz por Diniz
José Diniz Junior, nascido quando terminou a 2ª Grande Guerra Mundial (1945) na cidade mineira de Passa Quatro. Filho de pais presbiterianos, estudou no Colégio São Miguel dos padres Betharramitas antes de mudar-se para Taubaté em 1960.
Estudou no Ginásio do Estado, O Taubateano e Colégio Comercial antes de cursar três anos de Direito e dois anos de Educação Física na Unitau.
Formou-se em ótica no Colégio Técnico Federal de Belo Horizonte e fundou as lojas Diniz Óculos que por 20 anos manteve em Taubaté.
Quando diretor de esportes no Taubaté Country Club passou a editar o jornal Taubaté Country Club é Notícia sendo posteriormente convidado pelo diretor da Gazeta de Taubaté - José Antonio de Oliveira - a escrever uma coluna naquele jornal.
Deu um tempo no jornalismo quando foi eleito presidente do E.C. Taubaté em 1989 - 1994 retornando com o semanário Matéria Prima - fundado no mesmo dia de seu aniversário - 12 de agosto de 1998. Carnavalesco, sócio do Bloco Vai Quem Quer, praticante de futebol em times amadores como o Vila São Geraldo, XV de Novembro e o Clube do Sereno, comentarista esportivo de rádio, Diniz criou um estilo de jornalismo que ele mesmo classifica como "mordaz - ironico - sarcastico. Estilo esse que lhe trouxe inúmeros problemas com a justiça - tendo por conta disso cumprido 200 dias no regime semi aberto do Pemano em Tremembé onde colheu material para o livro O Diário da Tranca que está em mãos de editores. No presídio foi técnico do time do pavilhão em que ficou hospedado. Seguidor fiel do lema "castigat ridendo mores" (rindo, castiga-se os costumes) que modificou para "sem humor não existe equilíbrio". Pai de quatro filhos: Dennis, Claus, Rafael e Isabella, avô de três netos: Pedro, Beatriz e Lucas, é bisneto do francês George Charles Dupin que fundou na cidade mineira de Juiz de Fora os jornais O PHarol e A Peleja - cujas edições encontram-se microfilmadas na Fundação Mariano Procópio daquela cidade e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Confessa que gostaria de escrever o seu epitáfio: "Tinha um pacto de felicidade com a vida. Pouco importava que a vida não cumprisse a sua parte".
 
Entrevista
 
Matéria Prima

Matéria Prima n.1 - Baixar em PDF Matéria Prima n.2 - Baixar em PDF

 
O Livro

 

Em vias de ser publicado, O DIÁRIO DA TRANCA é resultado da experiência de José Diniz Jr. na cadeia.
Baixe algumas páginas do livro e conheça uma parte da vida do criador do Barão de Passa Quatro.

O Diário da Tranca - pdf